Blog Saúde Bucal

Conheça 7 alimentos que fazem bem aos dentes

Conheça 7 alimentos que fazem bem aos dentes

Uma visita ao dentista pode garantir a limpeza eficiente dos dentes ou um bom tratamento para deixar o sorriso mais branquinho e bonito. No entanto, o cuidado para uma boa saúde bucal deve começar em casa, tanto com o hábito de escovar os dentes após as refeições, quanto com uma alimentação mais seletiva e de qualidade.

Por isso, conheça neste post 7 alimentos que fazem bem aos dentes e garantem um sorriso muito mais bonito!

1. Queijos

Além de terem cálcio e fósforo, duas substâncias muito importantes para o fortalecimento dos dentes, os queijos também têm caseína, uma proteína com ação reparadora no esmalte dentário.

Queijos de consistência mais dura, como o parmesão, são ótimos aliados no clareamento dos dentes! Isso porque o queijo aumenta a salivação, o que neutraliza o pH da boca, diminuindo a acidez e a deterioração dos dentes, além de ajudar a eliminar os restos de alimentos que ficam presos neles.

2. Morango

O morango, além de delicioso, também é um excelente aliado para quem deseja manter seu sorriso branquinho! Isso porque a fruta é rica em vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, e também em ácido málico, que tem efeito adstringente e previne manchas amareladas.

3. Maçã e pêra

Como a maçã é um alimento muito fibroso, os dentes ficam mais limpos a cada mordida. Além disso, a fruta estimula o fluxo de saliva, que ajuda a limpar os dentes e neutraliza o pH da boca, prevenindo a cárie e o surgimento de doenças na gengiva. As pêras também têm muitas fibras e, assim como a maçã, contribuem para a saúde bucal.

4. Nozes e castanhas

Os óleos que as nozes e as castanhas contêm ajudam a criar uma película sobre os dentes, que diminui potencialmente a capacidade de as bactérias grudarem neles para formar a placa bacteriana e causar cáries.

5. Gomas de mascar sem açúcar

Os próprios dentistas recomendam mascar gomas durante quinze a vinte minutos após as refeições. Mas atenção: escolha gomas de mascar sem açúcar, pois este é um dos maiores inimigos dos dentes.

Essas gomas de mascar são adoçadas com xilitol, um tipo de açúcar que as bactérias que vivem na boca não conseguem metabolizar, sendo um excelente agente anticárie. O ato de mascar essas gomas por apenas vinte minutos aumenta o pH da saliva em mais de cinco vezes!

6. Leite e iogurte

Os produtos lácteos, como o leite e o iogurte, são ricos em cálcio e fosfato, substâncias que intensificam a remineralização dos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes. Além disso, esses alimentos elevam o pH da boca, diminuindo a exposição dos dentes ao ácido que causa sua deterioração.

7. Espinafre

Por ser um alimento rico em fibras, o espinafre proporciona uma limpeza natural dos dentes e ainda ajuda a aumentar o fluxo de saliva. Além disso, o ácido oxálico presente no espinafre ajuda na absorção do cálcio, um mineral extremamente importante para os dentes.

Gostou do nosso post de hoje sobre os principais alimentos que fazem bem aos dentes? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada