Blog Saúde Bucal

Clareamento dental: quais são os alimentos a serem evitados e como substituí-los?

Clareamento dental: quais são os alimentos a serem evitados e como substituí-los

Você resolveu fazer o clareamento dental e deseja que o efeito do tratamento dure o máximo de tempo possível. Para que isso aconteça, é necessário evitar alguns tipos de alimentos que acabam manchando seus dentes e levando o procedimento por água abaixo.

Veja agora quais são eles e como você pode substituí-los por outros que não possuem esse ponto negativo.

Quais são as principais causas de mancha nos dentes?

Várias são as causas para isso, sendo apenas uma delas o consumo de certos tipos de alimentos. As demais são:

  • Tabaco: a nicotina presente no cigarro amarela os dentes com o passar do tempo. Portanto, se você fez clareamento, melhor abandonar esse mau hábito;
  • Antibióticos: se a gestante usou, por um longo período, antibióticos, especialmente a tetraciclina, isso fará com que os primeiros dentes da criança nasçam com manchas, sendo que, algumas delas, podem ser permanentes;
  • Esmalte envelhecido: com o passar do tempo, a camada externa do dente sofre desgaste deixando a dentina, que é mais amarelada, exposta;

A causa mais comum de mancha nos dentes é realmente a ingestão de alguns alimentos específicos aliada a uma má higienização. Vejamos quais são eles.

O que não comer após o clareamento dental?

Algumas substâncias presentes na nossa alimentação podem deixar os dentes amarelados. Isso acontece porque, apesar de não notarmos, o esmalte do dente é poroso e as manchas podem aparecer. Veja abaixo quais são eles:

  • Café;
  • Beterraba;
  • Açaí;
  • Vinho tinto;
  • Mirtilo;
  • Suco de uva;
  • Refrigerante;
  • Chá;
  • Molho shoyo
  • Ketchup, barbecue e outros molhos em geral ;
  • Biscoitos, pois muitos possuem corantes;
  • Sucos de caixinha de qualquer sabor;

Como você pode ter notado, a maioria desses alimentos contém corantes ou são de tonalidade muito forte — como o café, a beterraba e o açaí. Mas lembre-se que isso não significa que você não possa mais consumi-los, até porque eles apresentam inúmeros benefícios para a saúde.

Vamos falar agora sobre como ingerir esses alimentos sem prejudicar o clareamento e como substitui-los.

Como substituir os alimentos que mancham os dentes?

Café

Você não precisa tirá-lo do seu dia a dia, afinal, um bom café pela manhã para acordar é mais do que justo. O que pode ser feito é diminuir a frequência de seu consumo. Sabe aquele cafezinho que você toma durante o expediente? Você pode trocá-lo por água ou por suco natural.

Refrigerante

O melhor mesmo é cortá-lo da sua dieta. Ele contém muito açúcar e diversos conservantes que só fazem mal para a saúde. É possível substitui-lo por um suco natural que é muito mais saudável. Mas, se a vontade de tomá-lo for muita, use sempre o canudo para que a bebida tenha o mínimo de contato com os dentes.

Molhos

Da mesma forma que o café, você pode reduzir esse condimento da sua dieta. Evite os molhos prontos que possuem muitos corantes e prefira os feitos em casa.

Biscoitos

Sejam eles recheados ou não, eles são um problema para quem realizou o clareamento dental e também não fazem bem para a nossa saúde. Quer fazer um lanche? Invista em alimentos com fibras, como a maçã que ajuda na limpeza da boca.

Quer aprender como cuidar dos seus dentes da melhor maneira e ter um sorriso perfeito? Então, baixe o nosso e-book agora mesmo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada