Blog Saúde Bucal

6 mitos e verdades sobre implante dentário que você precisa conhecer

6 mitos e verdades sobre implante dentário que você precisa conhecer

Se você já sofreu com a perda de dentes, é provável que o seu dentista tenha sugerido a realização de um implante dentário. O tratamento oferece benefícios não só para a estética do paciente, mas também para o bom desenvolvimento da mastigação e da fonética, deixando o paciente mais confortável na hora de sorrir, comer e falar.

Porém, circulam por aí muitos mitos e verdades sobre implantes dentários. É isso que vamos distinguir neste artigo, para que você possa realizar o tratamento com mais confiança e tranquilidade. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

1. O implante dentário pode ser feito em qualquer pessoa

Verdade. Mas antes disso, será necessária a realização de alguns exames de imagem, para verificar a estrutura óssea da boca do paciente, a fim de fazer a implantação correta.

Outra dúvida importante é em relação aos pacientes que possuem doenças cardíacas e diabetes. Eles também podem realizar o tratamento, desde que haja um controle da doença.

É relevante você saber também que o implante dentário é indicado para pessoas que já possuem o completo crescimento dos ossos, o que acontece entre a idade de 17 e 18 anos para mulheres e 18 e 19 anos para os homens.

2. O organismo pode rejeitar o implante

Mito. Os implantes são feitos de titânio, o qual integra-se ao osso com facilidade, pois esse material é compatível com o tecido ósseo.

Os raros insucessos de um implante ocorrem devido a algum problema no pós-operatório ou em relação à qualidade óssea do paciente.

Esporadicamente acontecem problemas relacionados a infecções, mas isso pode ser evitado com a contratação de um profissional qualificado para a realização do implante dentário.

3. Pacientes sem osso podem receber o implante

Verdade. Eles podem realizar o implante dentário, mas antes é necessário que seja realizado um enxerto ósseo, o qual vai desenvolver a espessura do osso, a fim de possibilitar a implantação.

Pode levar um tempo para que o enxerto se incorpore ao osso, mas é preciso respeitar esse período para que não haja complicações no tratamento.

4. O tratamento pode ser feito com a gengiva inflamada

Mito. O tratamento não pode ser feito se a saúde bucal não estiver em dia. As inflamações na gengiva ocorrem principalmente devido à má higienização e às bactérias existentes na cavidade oral.

Se o procedimento for realizado sem a eliminação da inflamação, a doença pode se instalar no implante, fazendo com que o tratamento não alcance os resultados esperados.

5. Quanto antes fizer o implante, melhor

Verdade. A espera para realizar o implante não pode acontecer, pois além de tornar o procedimento mais complexo, ele se torna mais oneroso também.

Isso porque quando o implante não é realizado logo no início da queda do dente, o osso perde a sua altura e espessura, sendo necessária a realização de um enxerto ósseo para que a instalação do implante não seja prejudicada.

6. O implante dentário é doloroso

Mito. O implante dentário não é doloroso. No momento do procedimento o profissional aplicará anestesia no paciente, fazendo com que o mesmo passe por todo o tratamento sem nenhuma dor.

O que pode acontecer é que você sinta algum incômodo após o procedimento, mas não se preocupe, pois isso é normal e pode ser tratado com a utilização de anti-inflamatórios e analgésicos.

Quando você for realizar um procedimento como esse, muitas pessoas darão a sua opinião sem sequer ter passado pelo tratamento. Por isso, cuidado com as informações que você recebe de amigos ou familiares, fique atento ao que ensinamos aqui e realize o seu implante com tranquilidade.

Agora que já conheceu os principais mitos e verdades sobre implante dentário, que tal baixar o nosso e-book “Guia completo sobre implante dentário” e se inteirar sobre o assunto?

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada